GRANITO
É uma rocha formada por um conjunto de minerais, mas basicamente por quartzo (mineral incolor), feldspato (responsável pela variedade de cores avermelhada, rosada e creme-acinzentada), e mica (confere o brilho à rocha). A palavra granito tem origem no latim "granum", que significa 'grão'.
Os egípcios são considerados os primeiros a extrair e utilizar o granito e, posteriormente, os romanos. Na Idade Média, o granito passou a ser usado largamente nas casas e nas igrejas. Atualmente é muito utilizado na construção civil bem como para ornamentos e decoração de interiores.
O Brasil é um dos principais produtores de granito e está entre os maiores exportadores do mundo. Dependendo do estado brasileiro e do local de extração da rocha, a pedra varia de tonalidade.
Comparado ao mármore, o granito é uma rocha mais dura e resistente. Em relação à coloração, o granito é mais mesclado e apresenta pontos pretos, enquanto o mármore possui uma cor mais uniforme.
Entre as características do granito, destacam-se a estabilidade térmica (ou seja, varia pouco com a temperatura ambiente) e a impermeabilidade à erosão química e manchas. É um material que confere praticidade, além de resistência e beleza.
MÁRMORE
Trata-se de uma rocha metamórfica proveniente do calcário e dependendo da composição de seus minérios pode apresentar variadas cores como rosa, branca, esverdeada ou preta. A formação do mármore ocorre a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão. Em razão disso, as maiores jazidas de mármore se localizam em regiões de atividade vulcânica e que possuem a rocha matriz calcária. No Brasil, a maior concentração de mármore é encontrada no estado do Espírito Santo.
O mármore é usado na construção civil (pias, pisos, mesas), na confecção de objetos ornamentais e esculturas. É indicado para uso em áreas internas. Além da beleza natural, confere elegância e sofisticação ao ambiente.